I. Amar a Deus, as pessoas, a vida. Gostar do cheiro de gente.
II. Não se irritar em vão, ao contrário, ter paciência.
III. Respeitar cada faixa etária e sua maturidade.
IV. Honrar a virtude; dar sempre aos alunos o exemplo de caridade,
justiça e humanidade.
V. Não matar a iniciativa e o entusiasmo do aluno.
VI. Ser aberto aos ideais elevados e ter coração sensível aos mais
puros afetos.
VII. Não se furtar aos trabalhos.
VIII. Não colocar dificuldade à manifestação espontânea de
tendências e interesses dos alunos, mas, ao contrário, favorecê-los para melhor
dirigi-los.
IX. Não fazer tudo em um só dia. A educação é obra de persistência
e continuidade. Em educação, “perder tempo” é, muitas vezes, ganhá-lo.
X. Não cobiçar elogios e honrarias, nem sequer compensação, mas
trabalhar na certeza reconfortante de estar realizando obra de mérito e de
contribuir para a felicidade dos homens e dos povos.
(Autor desconhecido)
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