Projeto Pequeninos contra a Dengue!

Projeto Pequeninos contra a Dengue!

Um lugar para crescer, aprender e ser feliz!!

28 de abr. de 2014

Projeto: Vamos Proteger a Mãe Natureza!



    No mês de Abril o CEI ANA MARCELO ANTUNES iniciou as atividades do PROJETO: VAMOS PROTEGER A MÃE NATUREZA!! 



TÍTULO:
PROJETO: VAMOS PROTEGER A MÃE NATUREZA


Período: Iniciado em 18/02/2014 e terá continuidade até 18/012/2015

JUSTIFICATIVA: 
Atualmente é imprescindível que os educadores da educação infantil de forma interdisciplinar abordem o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais, promovendo desenvolvimento sustentável. Partindo desse pressuposto desenvolveremos junto com nossos alunos o tema. Vamos Proteger a mãe Natureza.

OBJETIVO GERAL:
Mobilizar escola (alunos, professores e demais funcionários da escola), pais de alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, saúde e qualidade de vida,  na escola, na comunidade local, valorizando o pensamento, a criatividade, através da dramatização e danças, artes cênicas, envolvendo a imersão das crianças nas diferentes linguagens, vivenciando o dia a dia da cultural rural na comunidade. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Desenvolver nas crianças os diversos valores e atitudes;
·         Valorizar o meio ambiente.
·         Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.
·         Contribuir como agente de promoção do desenvolvimento sustentável.
·         Diferenciar os seres bióticos e abióticos.
·         Compreender a importância da água para os seres vivos
·         Conhecer os animais domésticos
·         Conhecer as plantas (frutas, hortas, flores),
·         Vivenciar passeios ecológicos.

ÁREAS ENVOLVIDAS: Linguagem oral, Natureza e Sociedade, Matemática, Identidade e Autonomia e Artes.
DESENVOLVIMENTO:  Atividades desenvolvidas:

1.    Abertura do Projeto: as coordenadoras pedagógicas realizarão um momento educativo com os alunos explicando a importância da preservação do meio ambiente e será entregue um mascote (tartaruga feita com garrafa pet) aos alunos em seguida foi realizada emissões do filme Lorax, (vídeo sobre a preservação do meio ambiente).
2.    Jogral (crianças caracterizado com nome natureza )
3.    Emissão de filmes: Os sem floresta, A era do gelo, Madagascar etc.
4.    Atividades matemáticas (quantidade de plantas, animais, frutas etc)
5.    Alfabeto (nomes de plantas, frutas, legumes e verduras)
6.    Brincadeiras que educam (na brinquedoteca, parque, solários, banho de piscina e piquenique e pátio externo da escola)
7.    O dia “D” da alimentação saudável (toda quarta-feira trazer uma fruta para fazer salada de frutas)                   
8.    Confecção de Maquetes envolvendo o meio ambiente ( fauna e flora)
9.    Quebra-Cabeça (frutas, animais, plantas, etc);
10. Recorte e colagem de gravuras representando o meio ambiente (Pinte e monte);
11. Desenhando (eu e o meio ambiente);
12. Teatro (Utilizando os alunos como personagens da natureza-responsável prof.ª Silvia);
13. Artes em papeis (dobraduras de animais),
14. Atividades silábicas reconhecendo nomes de animais (turmas 4 e 5 anos)
Plantio de plantas medicinais(turmas de 4 e 5 anos)responsável professoras, coordenadora Juliete, monitoras e auxiliar  de serviços Andreia e Marcos;
15. Bingo com figuras de animais ou frutas (turmas 3,4 e 5 anos)                      .
16. Plantio de Horta ( 2 anos A e B ) e Plantio de plantas ornamentais em garrafas fixada na parede do solário (em parceria com os pais) responsáveis: professoras, Coodernadora Débora, monitora e auxiliar de serviço Clecivania e Marcos)
17. Plantio de plantas ornamentais em garrafas pet fixadas na parede do solário (Infantil 1 A e B em parceria com os pais)responsáveis professoras, coodernadora Débora e Clecivania;
18. Pintura na sala de aula e ao lado do solário(Infantil 1 A e B em parceria com os pais)
19. Plantio de plantas frutíferas (turmas de 2 anos C e 3 anos C em parceria com os pais)para ser plantado no entorno dos solários das mesmas e próximo ao parquinho responsável professoras, monitoras, coodernadora Juliete, auxiliar de Serviço Eva e Marcos);
20. Plantio de plantas ornamentais em garrafas pet para serem fixadas no solário das turmas de 3 anos A e B e plantas em jarros para serem expostas no solário com o objetivo do arejamento do ambiente(em parceria com os pais)responsáveis Professoras ,monitoras, auxiliar de serviço Margarida,coodernadora Débora  e senhor Francisco);
21. Passeio ecológico pela escola e no Sítio na comunidade do Coaçú que fica próximo a escola;
22. Contação de historias sobre o tema;
23. Músicas com a temática ambiental;
24. Emissão de filmes infantis relacionados ao tema;
25. Oficina de criação de jarros de plantas com: garrafas pet e muda de plantas;
26. IMPLANTAÇÃO DO PSE(Programa Saúde na escola), com Escovação, Alimentação saudável, Promoção da saúde física e mental, Prevenção de acidentes e Economia da água

HÁBITOS E ATITUDES
·                Economizar água;
·                Cuidar de uma plantinha dentro da própria sala de aula;
·                Entender que as flores ficam mais bonitas nas plantas;
·                Habituar-se a fazer coleta seletiva do lixo;
·                Reciclar todo material possível;
·                Reutilizar as garrafas pet para plantar plantas;
·                Não desperdiçar os alimentos e valorizar a hábitos de alimentação saudável;

RECURSOS:
·             Material para a plantação de árvores( 6 jarros grandes de barro )
·                Árvores frutíferas e plantas ornamentais e medicinais;
·                Livros infantis para contação de história;
·                Lápis de cor, giz de cera, tinta guache, massinha de modelar, figuras etc.;
·                Cartolinas, isopor ou papel madeira para a confecção de cartazes;
·                Filmes de infantis relacionados ao tema;

·                Garrafas pet;




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado(a) pela visita e colabore conosco deixando seu cometário ou sugestão.


Família e Escola trabalhando em parceria e união fortalece a aprendizagem.