Projeto Pequeninos contra a Dengue!

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29 de jan. de 2017

A importância da brincadeira na Educação Infantil



A brincadeira na educação infantil é muito importante para uma criança, manipulando o brinquedo, a criança estará usando a sua inteligência, isto possibilitará o exercício de atenção e de concentração, levando-a a observar  as atividades de forma mais significativa. 


Após intensas modificações quanto às intenções e funções do brincar e sua relação com o aprender, o brincar atualmente, configura sua relevância à aprendizagem na infância, devido às influências de muitos estudiosos e pesquisadores, que realizaram pesquisas científicas com o interesse de comprovar se o lúdico realmente beneficia o processo ensino-aprendizagem, o que resultou no reconhecimento deste como elemento primordial e decisivo na infância que influencia na formação do ser humano no meio educacional, apesar das barreiras existentes, como: a falta de espaços, objetos e disponibilidade de tempo pela sobrecarga de conteúdos, que limitam esta ação na escola. 

No entanto, a escola é agente de transformação que sofre intensas mudanças culturais e sociais, com a função de propiciar a construção do ser humano e, inserir espaços que proporcionam ações concretas e significativas na formação do educando. Mas, a discussão torna-se mais ampla quando objetiva-se nesta, valorizar a atividade lúdica no contexto escolar, reconhecendo a importância em articular o aprender e brincar para mediar conhecimentos e habilidades, requisitos básicos para construção do ser humano autônomo e autossuficiente para sua sobrevivência no mundo. Neste sentido, a Brinquedoteca na escola deve objetivar o ir além da infância, envolvendo toda a comunidade escolar, pois, além de ser um espaço de educação, é também de apreciação de brincadeiras, de compreensão e identificação de comportamentos adotados pelos participantes, para melhor conhecê-los.


O que é brincadeira e o que é brinquedo:
 Brincadeira nada mais é que a ação de brincar, se refere ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não estruturada, um exemplo que podemos dar é: quando a criança brinca de faz-de-conta (brincadeiras imaginárias), como: fazer comidinha e papai e mamãe, a criança está usando o seu imaginário e imita o real. A situação da brincadeira propicia à criança um melhor conhecimento de si própria, e o processo de socialização, devido às situações de vida que são vivenciadas com outras crianças. Neste caso, não estipula regras, a organização da brincadeira vai acontecendo, podendo ou não usar objetos para realização dela. É através da brincadeira que nos desenvolvemos e nos justificamos como atores e autores inseridos no Universo.

Brinquedo é tudo o que for utilizado para o uso da brincadeira, como: lata, palitos de sorvetes, garrafas plásticas e outros. O brinquedo é algo com que a criança se envolve, emocionalmente, e interage de forma viva e real.

De acordo com a autora KISHIMOTO (1994) o brinquedo é representado como um "objeto suporte da brincadeira", ou seja, brinquedo aqui estará concebido por objetos como piões, bonecas, carrinhos etc. Os brinquedos podem ser considerados: estruturados e não estruturados. São designados de brinquedos estruturados aqueles que já são adquiridos prontos.

Os brinquedos não estruturados não são provenientes de indústrias, assim são simples objetos como paus ou pedras, que nas mãos das crianças adquirem novo significado, podendo transformar-se em um brinquedo. A pedra se transforma em comidinha e o pau se transforma em cavalinho. Desse modo, os brinquedos podem ser estruturados ou não estruturados dependendo de sua origem ou da alteração criativa da criança sobre o objeto. Precisamos valorizar mais os brinquedos naturais, é no qual o ser humano inicia seu ato de  brincar, desde o momento do seu nascimento, é seu próprio corpo que se constitui em seu primeiro momento da ato de brincar, a busca de objetos que manipulará se constitui em instrumento rico para um aprendizado mais firme e consciente.



A importância do brincar:
Brincando se aprende mais, e disso não temos dúvidas. O prazer e o encantamento do ato de brincar precisam ser resgatados nos adultos e nas crianças. A atividade lúdica, o jogo, o brinquedo e a brincadeira são essenciais no desenvolvimento e na educação da criança. Ao brincar a criança se torna tão envolvida com o que está fazendo, que coloca na ação seu sentimento e sua emoção.

Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica. Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver. Não importa que não saibam disso. Ao fazer essas atividades, elas vivem experiências fundamentais. Daí porque se interessam em repeti-las e representá-las até criarem ou aceitarem regras que possibilitem compartilhar com colegas, brincar e jogar em espaços e tempos combinados.

As respostas são muitas, mas ainda sobram indagações. Ao começar pelo sentido do ato de brincar e sua compreensão no contexto atual. Em uma sociedade em que o tempo urge, é comum preencher a agenda dos filhos com atividades que os capacitem para o futuro. O processo de desenvolvimento depende da integração do adulto/criança, esse processo antes de tudo, deve ser facilitador, criando condições para que a criança explore seus movimentos, para que haja um melhor desenvolvimento. E com isso temos que valorizar o brincar como um fator principal para o processo de desenvolvimento na constituição da criança, e através de brinquedos, jogos e brincadeiras é que começamos a entender a interação do indivíduo com o Universo.



Desenvolvimento da linguagem e da sociabilidade
Linguagem, a criança em contato com o brinquedo em primeiro lugar, faz um discurso interno, organiza-o em uma atividade dialógica com outros, tem a possibilidade de ampliar seu vocabulário introduzindo assim, novos conceitos. A criança precisa ter tempo e espaço para brincar. É importante proporcionar um ambiente rico para a brincadeira e estimular a atividade lúdica no ambiente familiar e escolar, lembrando que rico não quer dizer ter brinquedos caros, mas fazer com que elas explorem as diferentes linguagens que a brincadeira possibilita (musical, corporal, gestual, escrita), fazendo com que desenvolvam a sua criatividade e imaginação.


Sociabilidade, é através do brincar que a criança nas relações cognitivas e afetivas com seus iguais, adquirindo o amadurecimento emocional, construindo a sociabilidade infantil. Sua sociabilidade se desenvolve: ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.

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