A brincadeira na educação infantil é muito importante para uma criança, manipulando o
brinquedo, a criança estará usando a sua inteligência, isto possibilitará o
exercício de atenção e de concentração, levando-a a observar as atividades de forma mais significativa.
Após intensas modificações quanto às intenções e funções do
brincar e sua relação com o aprender, o brincar atualmente, configura sua
relevância à aprendizagem na infância, devido às influências de muitos
estudiosos e pesquisadores, que realizaram pesquisas científicas com o
interesse de comprovar se o lúdico realmente beneficia o processo
ensino-aprendizagem, o que resultou no reconhecimento deste como elemento
primordial e decisivo na infância que influencia na formação do ser humano no
meio educacional, apesar das barreiras existentes, como: a falta de espaços,
objetos e disponibilidade de tempo pela sobrecarga de conteúdos, que limitam
esta ação na escola.
No entanto, a escola é agente de transformação que sofre intensas
mudanças culturais e sociais, com a função de propiciar a construção do ser
humano e, inserir espaços que proporcionam ações concretas e significativas na
formação do educando. Mas, a discussão torna-se mais ampla quando objetiva-se
nesta, valorizar a atividade lúdica no contexto escolar, reconhecendo a
importância em articular o aprender e brincar para mediar conhecimentos e
habilidades, requisitos básicos para construção do ser humano autônomo e autossuficiente
para sua sobrevivência no mundo. Neste sentido, a Brinquedoteca na escola
deve objetivar o ir além da infância, envolvendo toda a comunidade escolar,
pois, além de ser um espaço de educação, é também de apreciação de
brincadeiras, de compreensão e identificação de comportamentos adotados pelos participantes, para melhor
conhecê-los.
O que é brincadeira e o que é
brinquedo:
Brincadeira nada mais é que a ação de brincar, se refere ao
comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não estruturada, um
exemplo que podemos dar é: quando a criança brinca de faz-de-conta
(brincadeiras imaginárias), como: fazer comidinha e papai e mamãe, a criança
está usando o seu imaginário e imita o real. A situação da brincadeira
propicia à criança um melhor conhecimento de si própria, e o processo de
socialização, devido às situações de vida que são vivenciadas com outras
crianças. Neste caso, não estipula regras, a organização da brincadeira
vai acontecendo, podendo ou não usar objetos para realização dela. É através da
brincadeira que nos desenvolvemos e nos justificamos como atores e autores
inseridos no Universo.
Brinquedo é tudo o que for utilizado para o uso da
brincadeira, como: lata, palitos de sorvetes, garrafas plásticas e outros. O
brinquedo é algo com que a criança se envolve, emocionalmente, e interage de
forma viva e real.
De acordo com a autora KISHIMOTO (1994) o brinquedo é representado
como um "objeto suporte da brincadeira", ou seja, brinquedo aqui
estará concebido por objetos como piões, bonecas, carrinhos etc. Os brinquedos
podem ser considerados: estruturados e não estruturados. São designados de
brinquedos estruturados aqueles que já são adquiridos prontos.
Os brinquedos não estruturados não são provenientes de indústrias,
assim são simples objetos como paus ou pedras, que nas mãos das crianças
adquirem novo significado, podendo transformar-se em um brinquedo. A pedra se
transforma em comidinha e o pau se transforma em cavalinho. Desse modo, os
brinquedos podem ser estruturados ou não estruturados dependendo de sua origem
ou da alteração criativa da criança sobre o objeto. Precisamos valorizar
mais os brinquedos naturais, é no qual o ser humano inicia seu ato de
brincar, desde o momento do seu nascimento, é seu próprio corpo que se
constitui em seu primeiro momento da ato de brincar, a busca de objetos que
manipulará se constitui em instrumento rico para um aprendizado mais firme e consciente.
A importância do brincar:
Brincando se aprende mais, e disso não temos dúvidas. O prazer e o
encantamento do ato de brincar precisam ser resgatados nos adultos e nas
crianças. A atividade lúdica, o jogo, o brinquedo e a brincadeira são
essenciais no desenvolvimento e na educação da criança. Ao brincar a criança se torna tão envolvida com o que está
fazendo, que coloca na ação seu sentimento e sua emoção.
Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a
compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo
grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem
visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando
sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em
grande parte, dessa atividade lúdica. Para as crianças, o brincar e o jogar são
modos de aprender e se desenvolver. Não importa que não saibam disso. Ao fazer
essas atividades, elas vivem experiências fundamentais. Daí porque se
interessam em repeti-las e representá-las até criarem ou aceitarem regras que
possibilitem compartilhar com colegas, brincar e jogar em espaços e tempos
combinados.
As respostas são muitas, mas ainda sobram indagações. Ao começar
pelo sentido do ato de brincar e sua compreensão no contexto atual. Em uma
sociedade em que o tempo urge, é comum preencher a agenda dos filhos com
atividades que os capacitem para o futuro. O processo de desenvolvimento
depende da integração do adulto/criança, esse processo antes de tudo, deve ser
facilitador, criando condições para que a criança explore seus movimentos, para
que haja um melhor desenvolvimento. E com isso temos que valorizar o brincar
como um fator principal para o processo de desenvolvimento na constituição da
criança, e através de brinquedos, jogos e brincadeiras é que começamos a
entender a interação do indivíduo com o Universo.
Desenvolvimento da linguagem e da sociabilidade
Linguagem, a
criança em contato com o brinquedo em primeiro lugar, faz um discurso interno,
organiza-o em uma atividade dialógica com outros, tem a possibilidade de
ampliar seu vocabulário introduzindo assim, novos conceitos. A criança
precisa ter tempo e espaço para brincar. É importante proporcionar um ambiente
rico para a brincadeira e estimular a atividade lúdica no ambiente familiar e
escolar, lembrando que rico não quer dizer ter brinquedos caros, mas fazer com
que elas explorem as diferentes linguagens que a brincadeira possibilita
(musical, corporal, gestual, escrita), fazendo com que desenvolvam a sua
criatividade e imaginação.
Sociabilidade, é
através do brincar que a criança nas relações cognitivas e afetivas com seus
iguais, adquirindo o amadurecimento emocional, construindo a sociabilidade
infantil. Sua sociabilidade se desenvolve: ela faz amigos, aprende a
compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo
grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem
visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando
sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em
grande parte, dessa atividade lúdica.
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