SEMANA DE TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS DE CASCAVEL
DATA: DE 22 Á 26 DE AGOSTO
TURMAS: Infantil 2 anos A,B, C, D – 3
anos A, B, C – 4 anos A e B – 5 anos A e B.
JUSTIFICATIVA: Folclore pode ser entendido como um
conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios,
brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõem a memória de
um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo
para compreender os acontecimentos do cotidiano.
Reconhecer
a importância cultural do folclore, sobretudo, o folclore cascavelense, é
fundamental para a preservação do patrimônio cultural da nossa gente, visto que
representa a forma particular que temos de entender o que acontece. Nesse
sentido, a escola ao proporcionar ao aluno o contato com esse patrimônio, os
tornará conhecedor, criador, e ou divulgador da cultura popular, o que vem
contribuir para o nosso fortalecimento da nossa memória cultural.
OBJETIVOS:
·
Conhecer
as tradições folclóricas de Cascavel, trabalhando em cada turma uma temática
para que ao final todos possam saber quais as influências das tradições do
município.
·
Levar
o aluno a expressar as manifestações artísticas, sabendo as origens e as
influências ao longo do tempo.
EXPOSIÇÃO QUE AS TURMAS IRÃO FAZER:
2 anos A
- CIPÓ – BICA.
|
Ações: expor objetivos de cipó
|
2 anos B - BARRO – CERÂMICA - MOITA REDONDA
|
Ações: expor objetos
de cerâmica e barro
|
2 anos D – ORQUESTRA DE BARRO DE CASCAVEL ( GRUPO
UIRAPURU).
|
Ações: vídeo da
orquestra
|
3 anos A – DANÇA – COCO DO BALBINO
|
Ações: danças com
alunos
|
3 anos B -
ORIGEM DO NOME DE CASCAVEL.
|
Ações: mural de fotos
|
2 anos C e 3 anos C – MUSEU PARA PRESERVAR A CULTURA DO
BARRO – MATA QUIRI.
|
Ações: mural de fotos
|
4 anos A e B - CAPOEIRA – ASSOCIAL CULTURAL QUIBUNGO
|
Ações: vídeo sobre
capoeira – danças com alunos
|
5 anos A e B – EVENTOS CULTURAIS: FESTA DA PADROEIRA DE
CASCAVEL, FESTA DE SÃO FRANCISCO, FESTIVAL DA SARDINHA, FESTIVAL DA GALINHA
CAIPIRA
|
Ações: expor os santos
e comidas típicas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado(a) pela visita e colabore conosco deixando seu cometário ou sugestão.