A maior verdade da vida é que as
crianças aprendem o que vivenciam.
Este Projeto que O CEI ANA MARCELO ANTUNES lança em 2014 tem como
objetivo trabalhar as necessidades e individualidades das crianças dentro e
fora da realidade escolar visando ir mais longe, em busca da parceria com as
famílias para que juntos possamos contribuir de forma significa e relevante no
desenvolvimento das crianças. A missão da escola é criar um espaço harmonioso, organizado
e prazeroso para a criança aprender, crescer e ser feliz.
Existem em nossa escola, crianças altas e baixas, loiras e
morenas, gordas e magras. Algumas nasceram em lares com pai, mãe e irmãos,
todos alfabetizados e leitores. Outras nem conhecem os pais, moram com os avós,
os tios, um parente distante. Muitas viajam nas férias, conhecem o mar,
florestas, rios e lugares variados. Há, porém quem nunca tenha saído do bairro
em que nasceu. Ninguém é igual a ninguém. Cada pessoa tem uma história
particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e
cultural. É assim na vida, é assim na escola. A questão é como elaborar um
projeto de ensino que atenda a todos os alunos, sem exceção, dos mais sensíveis
aos mais pragmáticos, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos mais
lentos aos mais rápidos, dos vindos de lares desestruturados aos que têm
família com laços sólidos, dos portadores de necessidades especiais aos
superdotados.
O poder do exemplo dos pais, familiares, professoras e demais
funcionários da escola na educação das crianças é essencial para o bom
desenvolvimento da criança. As crianças são como esponjas, ela absorvem rápido demais
tudo o que fazemos e dizemos. Aprendem conosco o tempo todo, mesmo quando não
nos damos conta de que estamos ensinando. Por isso é importante saber respeitar
o ritmo de cada criança e preparar estratégias de ensino que privilegiem as
atividades diferenciadas visando às necessidades e individualidades de cada uma
delas.
Como é a criança no estudo da UNICEF
http://www.unicef.org/brazil/pt/UNICEF_A4_pg01a11.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado(a) pela visita e colabore conosco deixando seu cometário ou sugestão.