Projeto Pequeninos contra a Dengue!

Projeto Pequeninos contra a Dengue!

Um lugar para crescer, aprender e ser feliz!!

20 de nov. de 2013

EDUCAÇÃO INFANTIL


A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, oferecendo experiências que possibilitem desenvolver suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas indispensáveis para o exercício da cidadania.

Os princípios educativos adotados pelo Colégio Santo Agostinho e que norteiam o exercício de cidadania são:

   a) O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, entre outras;
   b) O direito de as crianças brincarem, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
   c) O acesso das crianças aos bens sócio-culturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, aos afetos, à interação social, à ética e à estética;
   d) A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais;
   e) O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade;
   f) O direito de viver situações prazerosas no estabelecimento de ensino.
O professor de Educação Infantil tem como função propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso e saudável, com experiências educativas e sociais, garantindo uma aprendizagem de sucesso, considerando:
   a) A interação entre crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento da capacidade de relacionar-se;
   b) Os conhecimentos prévios de qualquer natureza, que as crianças já possuem sobre o assunto, já que elas aprendem por meio de uma construção interna ao relacionar suas ideias com as novas informações de que dispõem e com as interações que estabelecem;
   c) A individualidade e a diversidade;
   d) O grau de desafio que as atividades apresentam e o fato que devam ser significativas e realizadas de maneira integrada para as crianças, sendo o mais próximo possível das práticas sociais reais;

   e) A resolução de problemas como forma de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado(a) pela visita e colabore conosco deixando seu cometário ou sugestão.


Família e Escola trabalhando em parceria e união fortalece a aprendizagem.